Durkheim, pensador francês influenciado pelas teses de comte, preocupou-se em estudar os fenômenos sociais e dedicou-se, dentre outros pontos, a expor a relevância da sociologia às instituições de ensino. nesse sentido, aguiar e casteleira (2019) destacaram a relevância de durkheim à educação, bem como sua influência à conformação atual dos currículos no brasil por meio de disciplinas relacionadas à sociologia, filosofia e artes visuais, por exemplo. aguiar, g. da c.; casteleira, r. p. fundamentos históricos e filosóficos da educação. maringá: unicesumar, 2019. tendo em vista que o reconhecimento da sociologia não foi tarefa fácil para durkheim, avalie as afirmações a seguir como v para verdadeiras e f para falsas: i. o pensador parte de um pressuposto fundamental, o tratamento do fato social na condição de coisa material que deve ser analisado com os mesmo critérios de um fenômeno natural. ii. na sua obra "o capital", durkheim faz uma crítica à política e descreve as condições em que a sociedade capitalista se organiza. iii. a subjetividade é levada em consideração para analisar os fatos sociais, pois cada sujeito leva em consideração seus interesses pessoais no comportamento em sociedade. as afirmações i, ii e iii são, respectivamente: 62766 unicesumar - centro universitário cesumar nead - núcleo de educação a distância 5 licenciatura em letras português-inglês a v, f, v. b f, f, v. c v, f, f. d f, v, f. e v, v, f.
Answers: 3
2) é um sistema de procedimentos psicológicos, que tem por base o convencimento e a comoção por meio das palavras, seja por oferendas ou sacrifícios, para um ser espiritual, ou seja, “só poderia haver religião onde há preces, sacrifícios, ritos propiciatórios, etc. Teríamos, assim, um critério muito simples que permitiria distinguir o que é religioso do que não é”
3) Os direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade privada e à igualdade perante a lei. É o direito de ir e vir e de liberdade de expressão e pensamento. O direito de não ter sua casa e seus bens violados e o de ser julgado e encarcerado apenas pela autoridade civil estabelecida pela lei vigente e após processo legal.
Os direitos políticos garantem a participação do cidadão no governo. É o direito de eleger e de ser eleito. Realizar manifestações políticas e mesmo fundar partidos políticos. Os direitos civis não garantem os direitos políticos. Até 1985 vivíamos no Brasil uma ditadura militar, tínhamos direitos civis, mas não havia direito político.
Os direitos sociais são mais passíveis de interpretação. Eles incluem o direito à educação, à saúde e a um salário justo.
Outras questões sobre: Filosofia
Other questions on the subject: Filosofia
Perguntas populares