Os textos artísticos se valem da língua portuguesa de forma mais aberta e livre, dependendo de seus propósitos. por isso, nem sempre utilizam as regras da norma padrão gramatical da língua.

na letra da canção, há situações em que o pronome oblíquo “te” é utilizado. pensando em uma situação de uso formal da língua, posicione-se sobre cada um dos usos do pronome no refrão da canção e se há falta deles.
no refrão da canção de samuel rosa, o primeiro verso apresenta inadequação quanto à norma padrão gramatical da língua, pois não se inicia a oração com pronome oblíquo átono. a forma adequada, porém nada sonora, é “ver-te”. o segundo uso do pronome oblíquo está adequado, uma vez que o advérbio de negação “não” atrai o pronome.

no terceiro verso, o uso pronome é o mesmo do primeiro verso, havendo mudança, contudo, na forma verbal. ainda no terceiro verso, o verbo esquecer é transitivo direto, exigindo, por isso, um objeto direto como complemento. esse objeto não é citado no verso.

para a adequação da oração conforme uma situação formal de escrita, seria acrescentado o pronome “te” antes de “esquecer” com a finalidade de que ele supra a necessidade de complementação do verbo.

é importante destacar que esta é uma reflexão sobre os usos formais da língua portuguesa. em um contexto artístico, não há necessidade de adequação da linguagem ao registro forma.

Answers: 3

Outras questões sobre: Pedagogia

Other questions on the subject: Pedagogia

image
Matemática, 14.08.2019 23:59, marquinhos74
Uma calça e duas camisas custam juntas 32 reais sabendo que a calça custa 2 reais a mais que a camisa qual o valor da calça e da camisa​
Total de respostas: 2
image
Química, 15.08.2019 04:04, ivansouza63
Alguns reagentes utilizados “para análises” (pa) podem conter impurezas, expressas em porcentagem no rótulo dos frascos. é fundamental que o laboratorista leve essa informação em consideração, para evitar o preparo de soluções com concentração diferente da esperada. assim, qual a massa de naoh utilizada para a obtenção de 1 litro de solução aquosa a 0,6 molar, considerando-seque esse reagente tem 99,5% de pureza? (dados: na = 23,00g/mol; o = 16,00g/mol; h = 1,00g/mol).
Total de respostas: 2
image
Matemática, 15.08.2019 03:58, pattiniantonia92
Determine as raízes zeros reais de cada uma das funções de r em r pelas seguinte leis y=2×2-3×+1​
Total de respostas: 1
image
História, 15.08.2019 03:13, Kauanyavakins
Resumo da viagem e chegada dos portugueses no brasil.
Total de respostas: 3
Você sabe a resposta correta?
Os textos artísticos se valem da língua portuguesa de forma mais aberta e livre, dependendo de seus...