Escolha lexical é a escolha do tipo de vocabulário, ou seja, de palavras mais adequeadas ao texto.
Por exemmplo, na sua pergunta, você introduziu a segunta pergunta com a conjunção E e a contração DOS. Escolha lexical errada, se você quer saber o que são elementos morfossintáticos. Elementos morfossintáticos são todas aquelas classificações morfológicas (classes de palavras) e sintáticas (frase-oração-período), fazendo a correlação entre eles (que classe de palavra normalmente exerce determinada função sintática).
O sentido das palavras, bem como das expressões utilizadas em um texto dependem de diversos aspectos. Uma mesma palavra assumirá um determinado significado em um texto, mas pode representar outro significado noutro texto. Isso tem a ver com o contexto que está inserida. A pontuação, como por exemplo, o uso da vírgula, os dois pontos, estes poderão afetar o significado das palavras. As escolhas lexicais tem a ver com a variação dos termos utilizados no texto, por exemplo, evitar repetições da mesma palavra ou, ainda, escolher os vocábulos adequados para expressar determinadas ideias. Os elementos morfossintáticos tem a ver com termos ou conjunções que geram uma estrutura lógica na apresentação das ideias do texto. Eles determinarão os significados pretendidos no texto.
Quando escrevemos, fazemos escolhas lexicais e morfossintáticas. Escolha lexical: a palavra certa para passar a informação e o significado (ou os múltiplos significados) que o autor deseja transmitir. Escolha morfossintática: aplicação adequada das classes de palavra e o melhor arranjo dessas palavras dentro de uma frase. O objetivo é o mesmo: o autor deve passar uma mensagem e um sentimento (nem que seja a falta de emoção, no caso de um texto não-literário) e as escolhas que faz serão responsáveis pelo sucesso da intenção deste autor.
São elementos que exprimem a noção da forma, das coisas. É o período cujo papel é transmitir idéias sobre um determinado aspecto, de fases de um determinado assunto.
SÃO VÁRIAS AS DIFERENÇAS, AFINAL, SÓ A PONTUAÇÃO JÁ CONSEGUE MUDAR TODO UM CONTEXTO, IMAGINE EM SE TRATANDO DE ESCOLHAS LEXICAIS E ELEMENTOS MÓRFICOS? AS PALAVRAS DIFEREM VISTO QUE QUANDO VOCÊ MODIFICA-AS MORFOLOGICAMENTE VOCÊ CRIA OUTRA PALAVRA ASSIM COMO O LÉXICO.
Um texto é uma estrutura construída a partir de frases; essas frase são constituídas por palavras e entre elas há relações lógicas. Portanto, um texto depende das relações lógicas entre as palavras. Por isso, a ordenação delas é essencial. Se fôssemos analisar morfologicamente, teríamos uma relação do tipo: Adjetivo dá uma ordenação aos substantivos, do mesmo modo que estes são regidos por preposições e completam outros sentidos, que por sua vez são ligados à outras orações por conjunções e assim elaboramos um texto. A diferença está numa análise sintática: quando temos um objeto sendo ligado a um complemento nominal e este é ligado à outra oração, que é uma completiva nominal, e por aí vai. Quando se sobrepõe as duas análises, criando assim a a análise Morfossintática. Por esta decorre-se a sintática e a morfológica. Por isso, para que o texto seja bem construído deve-se analisar morfossintaticamente. Deste modo, estaremos colocando as expressões e seus significados na frase e só nela elas terão uma concretização. POr exemplo, as expressões "De fato" e "em geral" nas frases podem estar com diferentes sentidos dependendo da pontuação e da sua posição:
Ela realizou o trabalho, de fato = de fato -adjunto adverbial- realmente. Ela realizou o trabalho de fato = de fato - adjunto adnominal - trabalho de fato como se fosse trabalho de acontecimento e etc.
Isso é uma crônica? teoria da conspiração: um pequeno passo para a verdade pesquisando por curiosidade, a respeito de um acontecimento, me veio a mente escrever a crônica sobre a corrida espacial (viagem à lua) que ficou da seguinte maneira: parando para pensar no acontecimento de 20 de julho de 1969, em cabo canaveral, poderiam ser criadas diversas hipóteses como: o homem já foi mesmo à lua? eis a questão. existem relatos de que tudo foram cenas gravadas em hollywood não passando de farsa e que tudo teria sido gravado em um deserto dos estados unidos. será mesmo? algumas possíveis provas seriam os fatos das pegadas bem definidas, que só seria possível em areia do deserto, bem molhadas, sendo impossível, pois não há água na lua. coincidência não? outro é o fato de deixarem várias coisas para trás, sendo impossível de ver até mesmo do melhor telescópio existente. a explicação mais relevante para isso são as seguintes: sobre a marca das botas (pegadas) foi resultado dos grãos finos que compõe o solo lunar assim como as de solos vulcânicos. você não pensava que a lua era mesmo feita de queijo né? e é impossível ver os restos deixados para trás porque sua distância está fora de alcance de qualquer telescópio existente. mas como dizem, o que os olhos veem o coração não sente. mas então, se foram mesmo à lua, porque não voltar lá? a resposta é simples, durante a guerra fria houve a corrida espacial em que os estados unidos e a união soviética tentaram provar quem é o mais avançado, mesmo não tendo a menor necessidade, mas esse povo só pensa em competição. como os soviéticos já estavam, ganhando sendo os primeiros a enviar um homem ao espaço (iuri gagarin, mais precisamente na orbita da terra), então, os estados unidos não poderiam ficar para trás, criando então uma mentira que enganou todo mundo, sendo o mais provável, ou apenas feito “um pequeno passo"? (achou que eu não tinha senso de humor? ) na minha concepção o homem nunca foi, pois antigamente naqueles foguetes não tinha nem metade da tecnologia presente nos aparelhos em nossos bolsos e eles pensando serem muito sofisticado, mas não importa se o homem foi ou não porque não vai fazer diferença nenhuma, pois, nada poderei fazer como moro em uma cidade de minas gerais chamada coroaci (uma pequena cidade cujo nome significa “de frente para o sol". mas para finalizar, a justificativa de: por que o homem nunca voltou à lua é simples. não há necessidade porque a guerra fria acabou (felizmente), não tem nada para fazer lá (a não ser comer queijo e depois pegar carona no balão azul) e o investimento é muito alto mesmo que sejam podres de ricos. até que uma estação espacial não seria má ideia. então, a escolha é sua, acredite em o que quiser, pois quem sabe você possa mudar o mundo. sempre acredite em seus sonhos e sempre siga em frente, pois algum dia você chega lá não.
Em um plano cartesiano, construa um triângulo cujos vertices são os pontos de interseção das retas r: y=8, s: 2x-2y+4=0 e t: y+x=-4 e determine a area desse triângulome ajudem, é urgente.
Certo recipiente de capacidade 9,0 litros contém um gás ideal a 2,0 atm de pressão. qual será o valor da pressão que esse gás ideal exercerá nas paredes do recipiente, se a temperatura for mantida constante e o volume for reduzido para 2,5 litros?
Por exemmplo, na sua pergunta, você introduziu a segunta pergunta com a conjunção E e a contração DOS. Escolha lexical errada, se você quer saber o que são elementos morfossintáticos. Elementos morfossintáticos são todas aquelas classificações morfológicas (classes de palavras) e sintáticas (frase-oração-período), fazendo a correlação entre eles (que classe de palavra normalmente exerce determinada função sintática).
A pontuação, como por exemplo, o uso da vírgula, os dois pontos, estes poderão afetar o significado das palavras.
As escolhas lexicais tem a ver com a variação dos termos utilizados no texto, por exemplo, evitar repetições da mesma palavra ou, ainda, escolher os vocábulos adequados para expressar determinadas ideias.
Os elementos morfossintáticos tem a ver com termos ou conjunções que geram uma estrutura lógica na apresentação das ideias do texto. Eles determinarão os significados pretendidos no texto.
Quando se sobrepõe as duas análises, criando assim a a análise Morfossintática. Por esta decorre-se a sintática e a morfológica. Por isso, para que o texto seja bem construído deve-se analisar morfossintaticamente. Deste modo, estaremos colocando as expressões e seus significados na frase e só nela elas terão uma concretização. POr exemplo, as expressões "De fato" e "em geral" nas frases podem estar com diferentes sentidos dependendo da pontuação e da sua posição:
Ela realizou o trabalho, de fato = de fato -adjunto adverbial- realmente.
Ela realizou o trabalho de fato = de fato - adjunto adnominal - trabalho de fato como se fosse trabalho de acontecimento e etc.
E assim, muitas outras relações são constituídas.
Espero ter ajudado '-'
Outras questões sobre: Português
Other questions on the subject: Português
Perguntas populares